Notícias
Capa » Críticas » Crítica | Resenha do filme As Aventuras de Pi
Crítica | Resenha do filme As Aventuras de Pi
Crítica | Resenha do filme As Aventuras de Pi

Crítica | Resenha do filme As Aventuras de Pi

Crítica | Resenha do filme As Aventuras de Pi (The Life of Pi). Poesia em forma de imagens e sons. Imagens lindas e cheias de significado. Mas não ache que o filme é apenas um exercício visual, é um exemplo de como a sensibilidade pode ser transformada em uma experiência única. Pena que não coletiva. Pena …

Nossas Notas

Direção - 8.5
Atores - 8
Roteiro - 8.5
Fotografia - 9.5
Efeitos especiais - 9.5
3D - 9.5

8.9

Ótimo filme

Resumo: As Aventuras de Pi é um ótimo filme, com uma história fascinante e enriquecedora. E tudo isso com um visual gráfico impressionante. Vale cada centavo, cada minuto e cada sorriso ou lágrima.

Dê sua nota: 4.78 ( 4 votes)
9

Crítica | Resenha do filme As Aventuras de Pi (The Life of Pi). Poesia em forma de imagens e sons. Imagens lindas e cheias de significado. Mas não ache que o filme é apenas um exercício visual, é um exemplo de como a sensibilidade pode ser transformada em uma experiência única. Pena que não coletiva. Pena que nem todos podem perceber as nuances que a poesia de As Aventuras de Pi  nos oferece.

Se você quiser uma análise mais filosófica do filme, clique aqui.

Pi Patel (interpretado por Suraj Sharma, que venceu uma disputa com 3 mil concorrentes pelo papel) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

Crítica | Resenha do filme As Aventuras de Pi

Por várias vezes o céu se confunde com o mar, criando um efeito fantástico.

As Aventuras de Pi é um filme maravilhoso. Tem uma sensibilidade e uma mensagem inspiradoras. A pena é que nem todo mundo irá entender o filme como uma experiência a ser vivida. Pena, pois cinema é, antes de tudo uma experimentação. Muitos a tem na forma de ação incessante como em “Os Vingadores“, outros na sensibilidade de filmes como o francês “Intocáveis“. Mas é sobretudo um exercício de percepção. E para que isso ocorra é necessário vivência prévia. E, no caso do filme de Ang Lee isso é demonstrado à excelência. São tantas nuances que é difícil atermo-nos a todas. Como o escritor personagem do filme diz: “é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo“. E é sim. E é aqui, em um mar de sutilezas que percebemos a diversidade de vivências. E é disso que As Aventuras de Pi se trata: uma aventura espiritual com um visual arrebatador.

Crítica | Resenha do filme As Aventuras de Pi

Lindo, poético, inspirador são adjetivos que caem bem no filme.

A direção do filme é primorosa, me fazendo perceber que fazer o filme do Hulk foi péssimo para Ang Lee. Os seus outros trabalhos mostram que ele é um diretor talentosíssimo. Podemos ver o estilo dele em filmes como O Tigre e o DragãoO Clã das Adagas Voadoras e em O Segredo de Brokeback Mountain.

O 3D do filme nos leva a uma imersão completa, fazendo com que a tecnologia de terceira dimensão neste filme tenha uma razão de ser utilizada. A chuva, o tigre, a profundidade se apresentam com perfeição. Isso nos ajuda a entrar na história, nos auxilia no processo de identificação com o cenário. O filme foi quase que inteiramente rodado dentro de um estúdio. Isso possibilitou a criação e o controle de um mar infinito e que, por inúmeras vezes, se confunde com o céu, em cenas de beleza ímpar. O tigre tem um grau de realismo tão grande que é difícil acreditar que foi feito digitalmente em quase todo o filme. Esse trabalho tão real de captura de performance e estudo da movimentação do animal  foi fruto do trabalho da Rhythm & Hues Studios, a mesma que criou o leão de Nárnia. Mas no caso de As Aventuras de Pi eles atingiram a excelência.

Crítica | Resenha do filme As Aventuras de Pi

Crítica | Resenha do filme As Aventuras de Pi

O final, porém pode trazer opiniões diversas. Tanto no livro de de Yann Martel, quanto no filme de Ang Lee a temática religiosa explicitada no início da história é trazida de volta, mas enquanto o livro mostra a mudança de rumo no destino do personagem com bastante clareza, o filme prefere manter isso apenas no diálogo final entre Pi e o escritor que o entrevista.

Resumo: As Aventuras de Pi é um ótimo filme, com uma história fascinante e enriquecedora. E tudo isso com um visual gráfico impressionante. Vale cada centavo, cada minuto e cada sorriso ou lágrima.

Sinopse de As Aventuras de Pi (The Life of Pi): Garoto se muda com a família da Índia para o Canadá em um navio de carga. A embarcação naufraga, deixando-o à deriva no meio do oceano Pacífico junto com uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre de Bengala.

Ficha técnica:
Diretor: Ang Lee
Elenco: Tobey Maguire, Irrfan Khan, Gérard Depardieu, Suraj Sharma, Adil Hussain, Ayush Tandon Produção: Ang Lee, Gil Netter, David Womark
Roteiro: David Magee, baseado na novela Yann Martel
Fotografia: Claudio Miranda
Trilha Sonora: Mychael Danna
Duração: 129 min. Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Fox 2000 Pictures / Rhythm and Hues
Classificação: Livre

Crítica | Resenha do filme As Aventuras de Pi

Crítica | Resenha do filme As Aventuras de Pi (The Life of Pi). Poesia em forma de imagens e sons. Imagens lindas e cheias de significado. Mas não ache que o filme é apenas um exercício visual, é um exemplo de como a sensibilidade pode ser transformada em uma experiência única. Pena que não coletiva. Pena …

Nossas Notas

Direção - 8.5
Atores - 8
Roteiro - 8.5
Fotografia - 9.5
Efeitos especiais - 9.5
3D - 9.5

8.9

Ótimo filme

Resumo: As Aventuras de Pi é um ótimo filme, com uma história fascinante e enriquecedora. E tudo isso com um visual gráfico impressionante. Vale cada centavo, cada minuto e cada sorriso ou lágrima.

Dê sua nota: 4.78 ( 4 votes)
9

Sobre Ana Dália

Amante de artes, de pessoas e de diálogos. Gosto de gostar, de curtir. Amo música e cinema. Adoro ser eu.

25 comentários

  1. Cheio de simbolismos cristãos: a Senhora de Pietá – o Tigre deitado no colo de Pi, as tempestades – os sentimentos humanos, o Tigre o Próprio Deus, os suricatos a humanidade e tantas outras mensagens cristãs que comunicam o Amor Divino. Vale a pena conferir.

    • Ótimo comentário, Amaury.
      Abraços, volte e comente sempre que quiser.

    • Um filme sensacional, que além de nos fascinar com efeitos gráficos, nos remete a uma reflexão profunda. Com certeza não são todos que irão absorver todas as mensagens transmitidas, bem como um filme que promete fazer com que algumas pessoas tenham várias versões pra mesma história. Gostaria de mencionar somente alguns deles, os que mais me tocaram: A vergonha em praticar o canibalismo, mesmo sendo ele vegetariano, o que lhe remete à fuga do bote, que é seu lado Tigre, irracional. Fica só essa dica para quem não tinha visto por essas perspectivas! rs Abraços!

  2. NA MINHA OPINIAO COMO CONTANO FILME,CADA PERSONAGEM EH UMA PESSOA.O ORANGOTANGO A MAE DELE E ELE O TIGRE,MAS Q NUMA FULGA ESPIRITUAL ELE ACABA MENTALIZANDO OS ANIMAIS.ACREDITO Q ELE FICA LONGE DO TIGRE COMO FICA LONGE DELE MESMO SEU LADO IRRCIONAL.E O TIGRE NAO LHE DA ADEUS PQ ELE EH O PROPRIO E NAO PODIA FICAR LONGE DE SI MESMO.LEIAM A CABANA.A TEMATICA EH A MESMA

  3. "Fiquei realmente fascinado com As Aventuras de Pi, provocadas em sua maioria, pelo não menos fascinante Richard Parcker!!!"

  4. Adorei o filme!! É rico em cada detalhe… é um filme para assistir mais de uma vez!

  5. Algo que me fez pender para a versão de que Richard Parker era apenas uma projeção ou uma fuga psíquica de Pi é o que acontece no início do filme, quando ele faz uma tentativa (frustrada pelo pai) de se aproximar do tigre. O pai lhe diz: quando vc olha para ele, o que volta é o reflexo de seus olhos, de vc, dos seus sentimento. Acho que isso contém uma simbologia forte na questão da identidade do próprio personagem e da personificação do tigre.

  6. Um grande filme, e como cada um que diz em seus comentarios, o filme nos faz criar varios significados
    sobre a estoria contada….

  7. Ainda naum assisti, mais parece ser Otimoo!!!

  8. O filme As Aventuras de Pi foi um filme maravilhoso, incrível. Um filme que quebrou todas as regras e paradigmas do cinema em 3D. Um espetáculo surpreendente reunindo força, drama, agilidade, humor, perigo e aprendizado. Pi era um garoto que cresceu em um zoológico dirigido por seu pai. Até então que o pai de Pi decidiu vender o zoológico, levando sua família para outro país em um navio. Os animais do zoológico foram levados no navio para serem vendidos, porém, houve uma enorme tempestade, salvando-se apenas o garoto Pi e um tigre em um bote no meio do mar. Apartir daí começa a aventura, os efeitos especiais em 3D, mostrando a luta por sobrevivência de um menino e um tigre no mar deserto. Meses se passaram até que os dois conseguem chegar uma praia onde são resgatados. Foi uma história emocionante, ensinando uma lição de vida que mesmo quando tudo se parece perdido Deus está do nosso lado, nos dando força e muitos conhecimentos adquiridos pelo aprendizado e experiências da vida. Se o garoto Pi e o tigre não tivessem um ao outro naquele momento, não teriam conseguido sobreviver, pois o tigre foi a razão pelo qual Pi se manteve atento e acordado ao perigo, dividindo a comida que conseguia e o pequeno espaço com um tigre.

  9. O filme As Aventuras de Pi foi um filme maravilhoso, incrível. Um filme que quebrou todas as regras e paradigmas do cinema em 3D. Um espetáculo surpreendente reunindo força, drama, agilidade, humor, perigo e aprendizado. Pi era um garoto que cresceu em um zoológico dirigido por seu pai. Até então que o pai de Pi decidiu vender o zoológico, levando sua família para outro país em um navio. Os animais do zoológico foram levados no navio para serem vendidos, porém, houve uma enorme tempestade, salvando-se apenas o garoto Pi e um tigre em um bote no meio do mar. Apartir daí começa a aventura, os efeitos especiais em 3D, mostrando a luta por sobrevivência de um menino e um tigre no mar deserto. Meses se passaram até que os dois conseguem chegar uma praia onde são resgatados. Foi uma história emocionante, ensinando uma lição de vida que mesmo quando tudo se parece perdido Deus está do nosso lado, nos dando força e muitos conhecimentos adquiridos pelo aprendizado e experiências da vida. Se o garoto Pi e o tigre não tivessem um ao outro naquele momento, não teriam conseguido sobreviver, pois o tigre foi a razão pelo qual Pi se manteve atento e acordado ao perigo, dividindo a comida que conseguia e o pequeno espaço com um tigre.

  10. e muito lindo o filme as veturas de pi muito legal de mais muito lidos favoritos de mais lindos o filmes de pi

  11. a ilha parece um homem deitado

  12. nao gotei do filme

  13. o e muito bom

  14. eu so ñ intendi oque aconteceu com Richard Parker

  15. Qual é realmente a história verdadeira que Pi contou?

  16. Muito lindo, chorei ç_ç

  17. você pode me responder essas perguntas sobre o filme?

    1. qual o verdadeiro nome de pi?
    2. quantos deuses existem?
    3. o que se via na boca de krishna?
    4. que apelido pi recebeu?
    5.como conhecemos deus verdadeiramente?
    6. os deuses são citados e o que o menino os consideram?
    7. que culturas coexistem no bairro pondicherry?
    8. o que é ser humano?
    9. quando e como pi conheceu cristo?
    10. de que maneira o menino mudou seu apelido?
    11. quando e como pi encontrou/conheceu alá?
    12. quais os nomes do pai e da mãe de pi?
    13. quem é richard parker e por que ele tem esse nome?
    14. como chama-se o local mais profundo da terra?
    15. por que pi pede desculpas a vishnu quando mata o peixe?
    16. o que mantém pi vivo?
    17. onde pi foi resgatado?
    18. por que pi ficou magoado com o tigre?
    19. quantos filhos pi teve?
    20. relate, de forma breve o filme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top